NEUROPERCURSO

Para quem está chegando agora por aqui, bem-vinda (o). Sou Patrícia Franco, comunicadora, encontrei o meu lugar na Consultoria de Imagem como Facilitadora de Autoexpressão de meus clientes. Sou uma entusiasta do ser humano. Por isso, escrevo com o propósito de contar um pouco do meu percurso até aqui. É uma maneira de partilhar com vocês um pouco da minha busca e de demonstrar gratidão a todos aqueles que fizeram e fazem parte do meu caminho. Desde 2017, venho desenhando uma metodologia de abordagem do cliente em meus atendimentos; a Harmonização 360. Para isso, trazer conhecimentos do meu repertório desde 1997 foi essencial. Repertório que contempla o conhecimento na área de Semiótica; estudada desde à Publicidade e Propaganda na PUC Minas até à sua aplicabilidade na rotina das agências nas quais trabalhei. Fazem parte dessa rotina, também, a identificação dos arquétipos pelo atendido; modelos e figuras que compõe imagens e comunicam mensagens e motivações.

Mas o assunto principal desse artigo é a Neurociência

Traduzir os anseios de imagem do cliente depende de um mergulho no outro. Aqui, conto um pouco do meu percurso na Neurociência para ser facilitadora nesse processo.

Minha história com a Neurociência teve início no Mestrado. Estávamos em 2007 : concorri a uma vaga no Mestrado em Comunicação da Universidade de Navarra sediada na Espanha, mas fui impossibilitada de ir. Decidi, cursar o mestrado no Brasil e comecei os estudos na Universidade FUMEC, onde conheci o Professor Jersone Tasso Moreira Silva. PhD em Ciências Sociais Aplicadas, ele me sugeriu um tema totalmente transdisciplinar: estudar o comportamento relacionado à decisão de compra de pequenos investidores mineiros da Bolsa de Valores sob a influência do Message Framing [ a forma de comunicar ao interlocutor uma determinada mensagem ]. Daniel Kahneman; Doutor em Psicologia ainda não era amplamente conhecido em terras brasileiras e mergulhamos na Teoria dos Prospectos com a qual ele e Amos Tversky ganharam o Prêmio Nobel de Economia. A paixão por conhecimentos transversais sempre me seduziu. Por isso, estudar a teoria de dois psicólogos que ganharam o Prêmio Nobel de Economia, trazendo à baila os conhecimentos da Comunicação me motivaram a ir mais fundo.

Defendi a tese e publicamos um paper na Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios da UniSul. Um universo fascinante se abriu para mim.

A sala de aula : minha segunda casa

Docente desde 2006, a sala de aula seria parte da minha rotina até 2016. Iniciei na PUC Minas, ministrando aulas na graduação de Administração. Lembro-me, até hoje, dos rostos de alunos, dentre os quais, alguns se tornaram amigos e outros até clientes na consultoria de imagem.

Minha primeira disciplina foi Fundamentos de Marketing, e desde aquele momento Estratégia, Comunicação, Gestão, Pesquisa, Relacionamento com o Cliente, Desenvolvimento de Produtos e Serviços e orientações de TCC fariam parte do pacote. Como peixe n’água, a Academia sempre foi uma segunda casa para mim:

  • o ambiente, o gosto pelo aprendizado e pelas trocas com os colegas e alunos.
  • a possibilidade de compor o corpo de docentes frente ao MEC em momentos de avaliação de cursos de Administração e Comunicação e
  • de participar de processos de estruturação de aulas no modo on-line foram fundamentais para a minha trajetória.

Em 2013, a Neurociência voltou a bater à minha porta e me preparei para ministrar aulas de Pesquisa de Mercado na PUC Minas e na UniBH. Na ementa da disciplina, um dos tópicos a ser abordado era o Neuromarketing. Ouvir falar de EEG e de Eye Tracking era algo tão novo quanto surpreendente e assustador. Recursos que permitiam registrar a atividade cerebral do indivíduo e rastrear o movimento dos olhos enquanto ele consumia, pretendia consumir ou se submetia a experimentos relacionados ao lançamento de marcas e/ou produtos.

A Consultoria de Imagem : meu lugar no mundo

Já como Consultora de Imagem, em 2018, mais um encontro me motivou a definitivamente aplicar os recursos da Neurociência em meu trabalho. No curso Persoona Pro, a chama se acendeu novamente. Por isso, em 2019, para aprofundar no conhecimento relacionado à aplicação da Neurociência nos atendimentos de Consultoria de Imagem e desenhar a abordagem do método Harmonização 360, como método humanizado que facilita a autoexpressão do cliente, além da leitura de bibliografias iniciei a pós-graduação em Neurociências e Comportamentos da PUC RS. Lá, conheci professores inéditos. Mestres, Doutores e PhD`s que resgataram o conhecimento que estava adormecido e ouvi novamente nomes como o de Kahneman e Tversky, logo na primeira explanação, percorrendo um caminho sem volta. Uma paixão : o ser humano. E um desejo : poder fazer a diferença na vida das pessoas, por meio da promoção de uma autoexpressão autônoma.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments